18/11/2016

Abricó-de-macaco (Couroupita guianensis)


O abricó-de-macaco é uma bela árvore originária da floresta amazónica, com flores grandes e perfumadas.



É também conhecida por castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, bola-de-canhão, macacarecuia, amêndoa-dos-andes e cuité-bravo.

Podem encontrar-se no Brasil, na Costa Rica, Equador, Colômbia, Panamá, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Guiana e Venezuela.



O abricó-de-macaco pode atingir de 15 a 25 metros de altura, e até 35 metros no seu habitat natural. O seu crescimento é rápido, podendo atingir 3,5 m de altura aos 2 anos. Tem uma copa densa e alongada, muito ramificada, com as folhas aglomeradas na ponta dos ramos, de 15-20 cm de comprimento.

As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo rácemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento. Contêm seis pétalas carnosas, esverdeadas, alaranjadas ou vermelhas e longos estames brancos, amarelos ou róseos com anteras amarelas. São muito perfumadas e atraem agentes polinizadores os quais se alimentam do seu néctar.



Os frutos são cápsulas globosas, de 15-25 cm de diâmetro, de casca marrom e lenhosa cerca de 3 kg, têm o tamanho de uma bola de futebol de salão, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Contem no seu interior uma polpa suculenta azulada de odor desagradável com 200-300 sementes dispersas na mesma.

Os frutos do abricó-de-macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem devido ao seu peso.



Cultivo
É uma planta de crescimento rápido, que deve ser plantada em solo fértil, que seja rico em matéria orgânica, quando jovem, necessita de tutoramento e proteção do sol, nas horas mais quentes. As flores irão aparecer depois do quinto ano.

Solo: fértil, enriquecido com matéria orgânica.



Regas: Gosta de solo bastante húmido e até tolera encharcamento.

Luz e Temperatura: Gosta de pleno sol, calor e humidade. Nos primeiros anos deve-se proteger a muda do sol quente do meio-dia.



Reprodução/ Propagação : por sementes.

Floração:: surgem a partir do quinto ano e floresce durante quase todo o ano.



É uma árvore de grande beleza ornamental mas não deve ser plantada em locais de circulação de pessoas e veículos, pois os seus frutos são bastante pesados e quando caem, podem causar danos.

Fontes e Fotos: “Wikipedia”; .”jardineiro.net”; “Floresnaweb”; outros



"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo