Amaryllis belladonna
Com lindas e perfumadas flores de cor rosa, a Amaryllis belladonna é um género botânico pertencente à família Amaryllidaceae.
Originária da África do Sul, é conhecida entre outros nomes comuns por beladona-falsa, meninas-pra-escola ou Sogras e Noras.
É uma planta herbácea, bolbosa, desenvolve-se a partir de um bolbo arredondado, semelhante a uma cebola, de 5 a 10 cm de diâmetro, revestido por escamas acastanhadas. O bolbo instala-se próximo da superfície do solo e apresenta taxa de crescimento moderada, mantendo-se activo durante múltiplos anos.
As folhas são simples, de coloração verde a verde-escuro, baças, lineares a sublanceoladas, paralelinervadas, com 30 a 50 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura, com desenvolvimento basípeto, agrupadas em duas filas opostas. As folhas surgem Março e mantêm-se alguns meses sem flor, depois secam o que marca a entrada em dormência do bolbo . A partir de Setembro surge uma haste com a linda e aromática flor da Amaryllis que nasce sem a planta ter uma única folha.
As flores perfumadas são vistosas, têm o formato de sinos e aparecem sazonalmente, logo após as primeiras chuvas e antes das folhas, em hastes entre os 50-60 cm de cor castanho-avermelhado brilhante. Cada inflorescência pode conter de 2 a 12 flores e tende a orientar-se na direcção em que recebe mais iluminação solar. Têm até 10 cm de comprimento e corola com 8 cm de diâmetro, exibindo-se em cores pálidas, inicialmente tendendo para o rosa-claro, escurecem para o rosa-escuro ou vermelho com o envelhecimento.
A flor emite um odor agradável, mais intenso ao anoitecer. As flores são hermafroditas, com os 6 estames e estilete fortemente encurvados para cima.
Não sendo uma planta muito exigente , gosta de semi-sombra também apreciando o sol pleno, é muito resistente à secura, permanecendo dormente até a humidade no solo permitir o seu desenvolvimento.
Podem ser utilizadas em bordaduras, maciços, vasos ou jardineiras. A sua delicadeza e as cores suaves de suas flores trazem paz e sofisticação ao jardim.
Podem ser utilizadas em bordaduras, maciços, vasos ou jardineiras. A sua delicadeza e as cores suaves de suas flores trazem paz e sofisticação ao jardim.
Atenção: Todas as partes da planta contêm alcalóides tóxicos, sendo que a maior concentração ocorre no bolbo e nas sementes.
Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais
Sem comentários:
Enviar um comentário
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe
Obrigado pela sua visita!