22/09/2017

Íris a flor arco-íris




As íris são um género de plantas com flores fascinantes que apresentam uma grande variedade de cores devido às muitas espécies deste género.




O seu nome deriva da palavra grega arco-íris. Elas são o símbolo da ideia e da mensagem.




A íris está associada à sabedoria e conhecimento (íris roxa), à fé, confiança e esperança (íris azul), à amizade, coragem e promessa de amor (íris amarela), à pureza e elevação da alma (íris branca).




A íris é o emblema da França e de Florença na Itália. A flor-de-lis, um dos mais conhecidos símbolos, é derivado da forma da flor de íris. Foi usada como símbolo da família real francesa. É a flor de estado de Tennessee.




Mais de 300 espécies muitas delas híbridos naturais foram colocados no gênero Iris.




É originária de zonas de clima temperado, mas pode ser cultivada numa ampla variedade climática.




Os seus habitats podem ir desde regiões frias e montanhosas, para prados de grama, campos e rios da Europa, Oriente Médio e norte da África, Ásia e América do Norte.




O Presby Memorial Iris Gardens em New Jersey, tem mais de 10.000 plantas.




Na Europa o mais famoso jardim de íris é o dell'Iris Giardino em Florença (Itália), no qual se realiza anualmente uma das mais famosas competições de criadores de iris do mundo.




São plantas herbáceas, rizomatosas, perenes, as suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento, ficando dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas.




São amplamente cultivadas como plantas ornamentais em casa e jardins botânicos.




No paisagismo, as íris podem ser utilizadas em maciços e bordaduras, como uma excelente opção perene e de baixa manutenção, com florescimento muito vistoso e nobre.




Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.




Fertilizações anuais na primavera também estimulam a floração da planta. Multiplica-se através da divisão dos rizomas.




Cuidado: A seiva e outras partes da planta podem ser tóxicos se ingeridos ou em contato com a pele. As íris também podem ser plantadas em vasos e jardineiras.




Fontes e Fotos: wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.cultivando.com.br/; http://www.cultivando.com.br/; http://presbyirisgardens.org/; Panoramio; Flickr; outros net


"Criar uma pequenina flor é um trabalho de eras." (William Blake)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo