sexta-feira, 18 de maio de 2018

Maravilha - Mirabilis Jalapa




As Maravilhas (Mirabilis jalapa), são um género botânico pertencente à família Nyctaginaceae.





O seu nome, Mirabilis, do latim, significa maravilha ou admirável, e Jalapa é um nome de uma cidade mexicana, mas dizem que essa planta tem sido exportada a partir dos Andes Peruanos, em 1540.





Originária da América Central e do Sul, é conhecida entre outros nomes comuns por: Batata-de-purga, Beijos-de-frade, Bela-noite, Boa-noite, Jalapa, Maravilha-de-forquilha.





A maravilha é um belo arbusto perene, pode crescer até por volta de 0,9 m de altura e é muito ramificado.






As flores são em forma de trombeta podendo apresentar-se numa grande variedade de cores como a cor vermelha, rosa, amarela, branca e listradas. Um aspecto curioso desta planta é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultaneamente em uma mesma planta. Além disso, uma flor sozinha pode ter manchas de cores diferentes. Outro ponto interessante é um fenómeno de mudança de cor, por exemplo, as flores amarelas, quando a planta amadurece, elas podem mudar gradualmente para uma cor rosa escura. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar a luz violeta.







Não sendo uma planta muito exigente , gosta de sol pleno e solos férteis e em drenados. Podem ser cultivadas em bordaduras, canteiros, maciços, vasos ou jardineiras.








As sementes são esféricas, enrugadas e pretas, que no princípio era amarelo-esverdeado.








Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo