18/05/2024

Pombo-comum ou Pombo-Doméstico (Columba livia)




Encontram-se por todo o lado e hoje vamos falar um pouco deles...

Pombo-comum ou Pombo-Doméstico (Columba livia)





É uma ave pertencente à Ordem Columbiformes, da Família Columbidae. Existem 12 subespécies reconhecidas. A espécie Columba livia é conhecida pelos nomes comuns de pombo-comum, pombo-doméstico ou pombo-das-rochas ou simplesmente pombo. É originário da Eurásia e África, mas atualmente possui ampla distribuição devido à sua alta capacidade de adaptação a diversos ambientes.




O adulto mede em média entre 32 e 37 cm de comprimento com uma envergadura variando entre 64 e 72 cm. Podem apresentar muitas variações na sua coloração, mas geralmente têm uma cabeça cinza-azulada e escura, tendo pescoço e o peito com tons amarelados brilhantes e penas das asas com manchas verde e vermelho-púrpura. A íris é laranja, vermelho ou dourado com um anel pálido interno, e o olho é cinza-azulado. A fêmea adulta é quase idêntica ao macho, mas a iridescência no pescoço é menos intensa e mais restrita para sua parte traseira e nas laterais, enquanto que o peito é muitas vezes mais obscuro. A cauda tem uma faixa preta na extremidade, enquanto que na faixa externa há uma "margem" branca. As patas são avermelhadas.





Alimentam-se no chão em bandos ou individualmente. A alimentação dos pombos adultos que vivem nos campos é constituída basicamente de grãos integrais e pequenos insetos. Já os que vivem nas cidades ingerem restos de alimentos e resíduos encontrados no chão.

Ao beber, a maioria das aves toma pequenos goles e inclinam a cabeça para trás para engolir a água. São capazes de andar pelas suas poças de água e beber continuamente.




Constroem os seus ninhos em locais protegidos de chuvas e ventos fortes, como telhados, parapeitos de janelas, caixas de ar condicionado e torres de igrejas. No seu habitat natural, constroem os ninhos em fendas de rochas em áreas montanhosas. São aves monogâmicas. Colocam 2 ovos que são incubados por ambos os progenitores por um período de 16 a 19 dias. Fazem de 3 a 6 posturas por ano.






Os pombos teleguiados e treinados são muito conhecidos pela habilidade de encontrar o seu caminho para casa a partir de longas distâncias.




A alta taxa de reprodução e a vasta variedade de alimentação que encontram, fizeram com que os pombos se tornassem pragas nas cidades causando por vezes diversos tipos de problemas.




Fotos: Pessoais


7 comentários:

  1. A natureza tem coisas belas.
    Aves que são discriminadas devido a um certo piolho comum a elas.
    Valeu Maria a partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Bom sábado de paz, querida amiga Maria!
    Temos muitos por aqui também.
    Realmente eles causam doenças, é pena!
    Tem uns lindos. Eu os fotografo de longe.
    Tenha um abençoado final de semana!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  3. São as avezinhas que gostam de deixar prendas malcheirosas nos carros, telhados e quando não calha ser em nós mesmos! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Postagem maravilhosa!!!
    Querida amiga, numa passagem muito rápida, venho apenas desejar um feliz fim de semana.
    Abraço com carinho e beijinhos.
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Maria
    Lindos pombos, ótimo final de semana, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Boas fotos de pombos.
    Sepelkyyhkyset, Columba palumbus, comem sementes de girassol em nosso quintal.

    ResponderEliminar
  7. Hi Maria,
    Gorgious image of the dove!!!!
    Love it.
    Greetings, Maria

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo