17/02/2016

Jardins do Templo Bahai, em Haifa



Foto: Wikipedia_EdoM


Os Terraços da Fé Bahá'í, também conhecidos como os Jardins Suspensos de Haifa em Israel são de uma beleza e grandeza impressionantes.


Foto: Wikipedia_Zvi Roger
 

Localizados no coração de Haifa, estes jardins são um projecto do arquiteto Fariborz Sahba do Irão, e dos engenheiros estruturais Karban e Co. de Haifa.


Foto: www.bahaipictures.com


Foram abertos ao público em Junho de 2001. Em julho de 2008, o Jardim Bahá'í em Haifa bem como o de Akko foram inscritos no Património Mundial da UNESCO, em reconhecimento do seu" valor universal excepcional ", como lugares sagrados e lugares de peregrinação para os seguidores da Fé Bahá'í,
 

Foto: www.bahaipictures.com


Os terraços (patamares) representam os primeiros dezoito discípulos do Báb. Os jardins compreendem uma escadaria de 19 terraços que se estendem por todo o caminho até a encosta norte do Monte Carmelo.


Foto: www.bahaipictures.com


Existem nove terraços antes do terraço do Santuário do Báb e nove acima do Santuário. No terraço central, com vista para a baía em direção a 'Akko, fica o Santuário de cúpula dourada de Báb,obra do arquiteto William Sutherland Maxwell. Com paredes de mármore italiano e pilares de granito, é o lugar de descanso do Profeta-Arauto da Fé Bahá'í.


Foto: www.bahaipictures.com


O Santuário foi projetado usando uma combinação impressionante de estilos arquitetónicos do ocidental e do Oriente. Os maravilhosos pilares de granito foram construídos em estilo clássico romano.


Foto: Wikipedia_JalalV


Os seus capitéis são influenciados pela arte grega antiga, enquanto os seus impressionantes arcos adicionam um toque Oriental único.


Foto: www.bahaipictures.com


Os jardins foram projectados em nove círculos concêntricos organizando a geometria dos dezoito patamares. Os patamares foram concebidos como sendo gerados a partir do Santuário do Báb.


Foto: www.theaussienomad.com


O terraço mais alto contém os Jardins Persas, com sua topiaria (poda ornamental) esculpida em estrelas de oito pontas.


Foto: TrekEarth_Tomernayer


A combinação de elementos naturais de luz e água desempenharam um papel importante na concepção dos jardins.
 

Foto: www.bahaipictures.com


A paisagem foi enriquecida também através de outros ornamentos, como arte em pedra e metal, lindas fontes, cascatas, extensos relvados e uma variedade de cores provenientes de belas flores.


Foto: www.bahaipictures.com


Foi dada especial atenção à conservação do meio ambiente no planeamento dos jardins.


Foto: Wikipedia_Guillaume Paumier

Foto: Wikipedia_Michael+Paul+Golimer


Os jardins estão ligados por um conjunto de escadas ladeados por correntes de água em cascata que caem pela encosta da montanha.

Foto:loncaricster_www.world_travel_photos.com

Para ajudar a poupar água, foi implementado um avançado sistema de irrigação. Este sistema é feito através de computador controlando centenas de válvulas para distribuição de água ao longo dos jardins por aspersão e gotejamento. Este processo é feito à noite e no início da manhã, para evitar o desperdício de água por evaporação. A água que flui ao longo da escada circula num sistema fechado no interior de cada um dos terraços, de modo que pouca água é desperdiçada.


Foto: www.bahaipictures.com


Embora diferentes partes dos jardins ofereçam uma grande variedade de experiências, elas têm em comum caminhos de cascalho, árvores, sebes e canteiros de flores.


Foto: Phase_Biorn McGinley

Foto: www.bahaipictures.com


Jardinagem meticulosa ao longo do caminho muda gradualmente com plantações diversas de árvores nativas e flores silvestres destinadas a recriar a paisagem natural da região.


Foto: TrekEarth_dovi


Esta rica e grande variedade de plantas espalhadas por uma extensa área do Monte Carmelo formam uma pequena "reserva natural" que atrai animais selvagens e contribui para a qualidade do meio ambiente.


Foto: TrekEarth_cookem


A diversidade de vegetação e flores cria uma tapeçaria colorida de beleza e encanto ao longo de todo o ano.


Foto: Panoramio_Ion Paul


Os jardins enquadram vistas panorâmicas sobre a cidade, as colinas da Galiléia e o Mar Mediterrâneo.


Foto: www.bahaipictures.com


Nas primeiras horas da noite, lâmpadas decorativas iluminam todos os terraços concentrando a sua atenção no Santuário do Báb que brilha no centro como uma jóia preciosa.


Foto: www.bahaipictures.com


Site Oficial: “The Bahá'í Gardens

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.tour-haifa.co.il/; http://www.ganbahai.org.il/: http://www.goisrael.com.br/; http://www.world-travel-photos.com/; http://israelandbeyond.me/; http://www.theaussienomad.com/featured-photos/bahai-gardens-haifa-israel/


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo