11/12/2017

Buganvília



Buganvília  -  A Flor-de-papel


As buganvílias são plantas exuberantes cujas encantadoras flores dão um colorido especial a qualquer local onde se encontrem.


Foto: Pessoal


Nativa da América do Sul, a Buganvília (Bougainvilleas) é uma vigorosa trepadeira, com vários nomes populares, consoante as diferentes regiões onde está presente. Assim pode ser chamada de primavera, três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel.


Foto: Pessoal


São plantas ornamentais populares em quase todo o mundo, especialmente nos climas quentes da América do Norte e do Sul, na Europa e no sudoeste asiático.


 Foto: Pessoal


As Buganvílias são um género botânico da família Nyctaginaceae. Actualmente muitas são o resultado de cruzamentos entre apenas três das dezoito espécies sul-americanas reconhecidas pelos botânicos. Existem mais de 300 variedades de buganvílias em todo o mundo.

São plantas espinhosas e perenes, que no Inverno perdem as suas folhas, mantendo-se em descanso. Crescem de 1 a 12 metros de altura. 


Foto: Pessoal


As flores são de cores variadas que vão desde o roxo, laranja, branco, amarelo, salmão, vermelho e por outras tonalidades mais raras. 


Foto:Pessoal


A taxa de crescimento Buganvília varia de lento para rápido, dependendo da variedade. Eles tendem a florescer durante todo o ano nas regiões equatoriais. Em outros lugares, eles são sazonais, com ciclos de floração geralmente de quatro a seis semanas.


Solo: Embora tolerem condições por vezes adversas, as buganvílias crescem melhor em solo fértil, organicamente rico e bem drenado.

Regas: Necessita de regas regulares e moderadas na primavera e verão, de 3 em e dias e apenas regar no inverno quando o solo se apresentar seco.
Luz: Para florir as buganvílias necessitam de ter pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol.

Multiplicação ou Propagação : por estacas ou semente.

Poda: Pode ser feita uma poda de formação e uma poda anual após a floração com a remoção de flores velhas e de parte da folhagem para estimular a floração do ano seguinte, já que as flores da buganvília surgem nos ramos crescidos no ano anterior. A poda de formação deve ser feita no fim do inverno, no período de descanso vegetativo.


Foto: Pessoal


A poda pode transformar a buganvília, numa trepadeira, árvore ou arbusto. Se podar os brotos laterais, que crescem junto ao caule principal estará formando uma árvore. Ao contrário, se podar o seu caule principal, numa altura desejada para que ela produza mais brotos laterais, terá um arbusto, mais cheio e arredondado.


Foto: Pessoal


As buganvília podem também ser transformadas em belissimos bonsais.

São plantas extremamente versáteis, podendo ter assim diferentes efeitos paisagisticos.

Podem ser utilizadas em pergolas ...


Foto: Pessoal


Ficam lindas a revestir muros e paredes...


Foto: Pessoal


Fazem sombra e encantam o olhar como árvores.

Simples, belas e cheias de encanto, assim são as buganvílias.

Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo