Buganvília - A Flor-de-papel
As buganvílias são plantas exuberantes cujas encantadoras flores dão um colorido especial a qualquer local onde se encontrem.
Nativa da América do Sul, a Buganvília (Bougainvilleas) é uma vigorosa trepadeira, com vários nomes populares, consoante as diferentes regiões onde está presente. Assim pode ser chamada de primavera, três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel.
São plantas ornamentais populares em quase todo o mundo, especialmente nos climas quentes da América do Norte e do Sul, na Europa e no sudoeste asiático.
Foto: Pessoal
As Buganvílias são um género botânico da família Nyctaginaceae. Actualmente muitas são o resultado de cruzamentos entre apenas três das dezoito espécies sul-americanas reconhecidas pelos botânicos. Existem mais de 300 variedades de buganvílias em todo o mundo.
São plantas espinhosas e perenes, que no Inverno perdem as suas folhas, mantendo-se em descanso. Crescem de 1 a 12 metros de altura.
As flores são de cores variadas que vão desde o roxo, laranja, branco, amarelo, salmão, vermelho e por outras tonalidades mais raras.
A taxa de crescimento Buganvília varia de lento para rápido, dependendo da variedade. Eles tendem a florescer durante todo o ano nas regiões equatoriais. Em outros lugares, eles são sazonais, com ciclos de floração geralmente de quatro a seis semanas.
Solo: Embora tolerem condições por vezes adversas, as buganvílias crescem melhor em solo fértil, organicamente rico e bem drenado.
Regas: Necessita de regas regulares e moderadas na primavera e verão, de 3 em e dias e apenas regar no inverno quando o solo se apresentar seco.
Luz: Para florir as buganvílias necessitam de ter pelo menos 4 a 6 horas diárias de sol.
Multiplicação ou Propagação : por estacas ou semente.
Poda:
Pode ser feita uma poda de formação e uma poda anual após a floração
com a remoção de flores velhas e de parte da folhagem para estimular a
floração do ano seguinte, já que as flores da buganvília surgem nos
ramos crescidos no ano anterior. A poda de formação deve ser feita no
fim do inverno, no período de descanso vegetativo.
A poda pode transformar a buganvília, numa trepadeira, árvore ou arbusto. Se podar os brotos laterais, que crescem junto ao caule principal estará formando uma árvore. Ao contrário, se podar o seu caule principal, numa altura desejada para que ela produza mais brotos laterais, terá um arbusto, mais cheio e arredondado.
As buganvília podem também ser transformadas em belissimos bonsais.
São plantas extremamente versáteis, podendo ter assim diferentes efeitos paisagisticos.
Podem ser utilizadas em pergolas ...
Ficam lindas a revestir muros e paredes...
Fazem sombra e encantam o olhar como árvores.
Simples, belas e cheias de encanto, assim são as buganvílias.
Fotos: Pessoais
Sem comentários:
Enviar um comentário
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe
Obrigado pela sua visita!