12/04/2018

Acará-disco





Acará-disco é o nome comum atribuído a todas as espécies de peixes de água doce classificadas no género Symphysodon.


Foto: www.hdwallpaper.com


Pertence à família dos ciclídeos e compreende actualmente duas espécies:

• Symphysodon discus (Disco-Heckel) 
• Symphysodon aequifasciatus (Disco-azul-marrom)

e três subespécies:

 • Symphysodon aequifasciatus axelrodi - Acará-disco-castanho: Possui o corpo marrom-amarelado e cabeça com estrias azuladas.
• Symphysodon aequifasciatus haraldi - Acará-disco-azul: Possui o corpo marrom claro, com fortes estriais azuis na cabeça, dorso e barbatanas.
• Symphysodon aequifasciatus aequifasciatus - Acará-disco-verde: Possui o corpo azul-esverdeado, com estrias azuis marcantes na cabeça, dorso e barbatanas.


Foto: Wikipedia: Patrick Farrelly


É endémico da América do Sul, onde pode ser encontrado nos rios da bacia Amazónica, no Brasil, Peru e Colômbia. O nome específico discus refere-se à sua forma discóide, enquanto o seu nome genérico, Symphysodon, é uma palavra grega. Symphys significa crescendo em grupo e odon significa dentes, referindo-se à sua dentição reduzida em relação aos outros ciclídeos.


Foto: Wikipedia: Brian Gratwicke


As suas principais características são as suas cores e o formato discóide do seu corpo. Vive em cardume e alimenta-se de pequenos crustáceos, larvas e insectos.


Foto: www.hdwallpaper.com


O acará-disco é um dos peixes de água doce mais populares do mundo, pelas suas variadas colorações pelas suas longas barbatana dorsal e caudal.


Foto: www.wallpapercave.com


Habitam rios com águas calmas, pouco profundas e límpidas, com abundante vegetação aquática, troncos e raízes submersas, sendo ligeiramente quentes, de características ácidas e de baixa dureza. 


Foto: Wikipedia: Doronenko


As suas cores variam dependendo da espécie podendo ter tons vermelhos, azuis, verdes, castanhos, brancos e amarelos, sendo que atualmente existem cerca de 600 variações.


Foto: Wikipedia: Thesupermat


Texto explicativo: wikipedia
Fotos: Wikipedia; www.hdwallpaper.com; www.wallpapercave.com;

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo