10/04/2018

Thunbergia



A Thunbergia é uma planta da família Acanthaceae, nativa das regiões tropicais de África, Madagascar e Sul da Ásia.


Foto: tried-and-true.com

Foto: wikipedia_j.m.garg


O gênero Thunbergia reúne aproximadamente 90 espécies de trepadeiras e arbustos.


Foto: wikipedia_j.m.garg


O nome genérico é uma homenagem a Carl Peter Thunberg.


Foto: wikipedia_j.m.garg

Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


As trepadeiras podem crescer de 2 a 8 metros de altura.


Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


São plantas muito apreciadas e usadas em paisagismo, para cobrir cercas, treliças e pergolados.


Foto: wikipedia_Forest Kim Starr

Foto: wikipedia_j.m.garg

Foto: wikipedia_j.m.garg


Algumas espécies:

Thunbergia alata
A Thunbergia alata, também conhecida entre outras designações, por amarelinha, Suzana-dos-olhos-negros, bunda-de-mulata, olho-preto, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, caróliao e erva-cabrita, é uma espécie de trepadeira herbácea ruderal.

Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


É de origem africana, e pertence à família das acanthaceae. A facilidade com que se adapta deu origem de nomes jocosos como "biscatinha" e "maria-sem-vergonha". As suas flores são amarelas, com o centro preto, mas há também variedades com coloração branca, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela. Deve ser cultivada a pleno sol não sendo muito exigente quanto ao solo. Não tolera geadas.


Foto: wikipedia_Forest Kim Starr

Foto: www.onlineplantguide.com


Tumbérgia erecta ou thunbergia azul
É popularmente conhecida como manto-de-rei, originária da África Tropical é um arbusto que pode alcançar 2,5 metros de altura , bastante ramificado, com flores na forma de trombeta de cores azuis com uma garganta de cor amarela. Atraem beija-flores, borboletas e pássaros. Pode ser plantada em pleno sol ou a meia sobra, o solo deve ser fértil e drenável, as regas moderadas e regulares.

Foto: www.onlineplantguide.com


Thunbergia gregorii
É uma espécie perene (mas cultivada como anual), videira verde com fundo amadeirado, originária da África do Sul e caracterizada por flores de laranja, 4 cm de largura, que brotam durante o período de verão.


Foto: wikipedia_j.m.garg


Thunbergia mysorensis
Conhecida pelo nome popular de sapatinho-de-judia ou sapatinho-de-boneca, é originária do Sul da Espanha e Sudeste da Índia. É uma trepadeira semi-lenhosa com ciclo de vida perene. Tem imensas flores amarelas, em cachos pendentes. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em caramanchões, pórticos e pérgolas altas para que os cachos de flores possam ficar pendurados.

Foto: wikipedia_Daderot

Foto: wikipedia_James Steakley



Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.hmaplants.com; http://tried-and-true.com; http://www.cultivando.com.br/; http://www.onlineplantguide.com; outros net

1 comentário:

  1. Que lindo. Adoro trepadeiras e tenho aqui em casa a sapatinho de judia e suzana de olhos negros. Que está tomando conta do jardim heheheh uma flor resistente e que se propaga facilmente por semente, onde ela quiser brotar. Incrível...tirei do vaso e plantei no chão para ver se salvava a bichinha, foi super bem, depois floriu num outro canto, uns 3 metros de distância, secou e voltou a brotar no lado em que estava antes. Está linda.

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo