17/04/2018

Barrigudinho ou GUPPY




O Barrigudinho (Poecilia reticulate), é um dos peixes tropicais mais distribuídos do mundo e uma das espécies de peixes de aquário de água doce mais populares.


Foto: http://yesofcorsa.com

Foto: http://yesofcorsa.com


Da família dos poecilídeos, este lindo peixe é também conhecido por Peixe arco-íris, Guppy ou lebiste sendo um peixe ornamental de comportamento pacífico.


Foto: http://yesofcorsa.com

Foto: http://yesofcorsa.com


Originário da América Central e América do Sul, foram introduzidos em muitos habitats e encontram-se agora espalhados por todo o mundo. São altamente adaptáveis e prosperam mesmo em condições ambientais e ecológicas difíceis, como em águas poluídas.


Foto: https://onehdwallpaper.com

Foto: http://yesofcorsa.com


Na sua forma original, possui um tom cinzento, porém a partir de cruzamentos em cativeiro costuma adquirir cores fortes, dos mais variados tipos. A partir daí, existem diversas "raças", ou "matrizes", que são comercializadas.


Foto: www.directoryofshareware.com

Foto: http://animalli.com


Espalhadas por vários países de clima tropical ou subtropical, existem também populações de guppies, formadas a partir de peixes que escaparam para a natureza ou que foram deliberadamente introduzidos, para ajudar a combater a doença da malária (entre as principais fontes de alimento dos guppies encontram-se as larvas de mosquito).


Foto: http://yesofcorsa.com

Foto: http://animalli.com


No seu ambiente natural, na América do Sul e no Caribe, os guppies são normalmente encontrados em populações isoladas, habitando pequenos riachos e lagos de diversos tamanhos.


Foto: http:// tophdimgs.com


A variedade de padrões e cores é enorme entre as várias populações, inclusive, em linhagens albinas. Os que partilham o seu habitat com espécies de peixes predadores têm normalmente cores menos vívidas, enquanto que os que não têm de lidar com esse problema têm cores mais exuberantes. Na reprodução, os genes de peixes mais ou menos coloridos são favorecidos de acordo com este tipo de factores.


Foto: www.directoryofshareware.com


Texto: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; http://yesofcorsa.com; http://animalli.com; http://animalsbirds.com; http://www.directoryofshareware.com; https://onehdwallpaper.com; http:// tophdimgs.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo