01/10/2017

Gardénia a Flor da Sinceridade


A gardénia é uma flor linda e perfumada que no meio da sua brilhante folhagem verde escuro, é um espectáculo para o olhar.

São originárias da China e representam a "Sinceridade".




É uma planta ornamental da família das rubiáceas, que pode atingir até 2 m de altura. O seu perfume já inspirou até boleros e rendeu-lhe o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins.




O nome Gardénia foi atribuído a este género em homenagem ao botânico americano Alexander Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardénia, sendo a mais cultivada e famosa a Gardenia jasminoides, por vezes também chamada Gardenia augusta.




As flores são solitárias (apenas uma) ou em pequenos agrupamentos, brancas ou amarelo pálido, são cerosas e muito perfumadas. Com o tempo as brancas adquirem uma coloração creme com tons amarelados. São o ideal para formar maciços, mas também ficam lindas quando plantadas isoladamente. As suas folhas são também muito bonitas, não caindo no inverno.




Podem ser cultivadas nos jardins e também ser plantadas em vasos em ambientes externos. No início da primavera, a gardénia começa a cobrir-se de flores brancas e perfumadas.




Cuidados:
Solo: O solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, fértil e bem drenável.



Regas: Regar regularmente mantendo o solo sempre húmido, mas não encharcado. Recomenda-se não molhar as flores.




Luz: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol direto nos horários mais quentes (das 11 às 17 horas).




Temperatura: Prefere ambientes com temperatura amena e alta humidade do ar. As mudanças súbitas de temperatura, correntes de ar, variações de humidade e alteração do ângulo da fonte de iluminação podem causar a queda dos botões.




Multiplicação ou Propagação: Multiplica-se por estacas dos ramos após a floração.




As gardénias são flores elegantes, bonitas com um perfume doce e intenso, elas são um bálsamo para os sentidos.

Fontes e Fotos: Wikipedia; ://www.jardimdeflores.com.br/; http://www.mundojardim.com; http://www.jardineiro.net/; http://www.garden.org/; http://www.bachmans.com/; http://www.cultivando.com.br/; http://www.plantasonya.com.br/; outros net


Foto: DAQUI

"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" ( Maurice Maeterlinck )

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo