23/10/2017

Preguiça


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!




Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.


Hoje vamos conhecer um pouco melhor: A Preguiça (Sloth)


Foto: wikipedia_SergioDelgado


Reino: Animalia  
Classe: Mammalia  
Superordem: Xenarthra  
Ordem: Pilosa  
Família: Bradypodidae (três dedos) e a Megalonychidae (dois dedos)

De movimentos sempre muito lentos e costumando dormir a maior parte do dia, a preguiça faz realmente juz ao seu nome.

Foto: wikipedia_Masteraah


Distribuição e Habitat :
Encontram-se nas florestas tropicais da América do Sul, América Central e Mata Atlântica.

Identificação:
Têm um corpo adapatado ao seu modo de vida, como passam a maior parte do tempo penduradas em galhos na copa das árvores. O seu tronco é pequeno e curto, os membros são compridos, todos os dedos têm garras longas pelas quais ela se pendura aos galhos das árvores,e possuí uma cauda grossa e curta.


Foto: wikipedia_Dave Pape


De porte médio, as preguiças adultas pesam entre 3.5 kg e 6 kg. É capaz de girar a cabeça 270 graus sem mover o corpo. É orientada principalmente pelo olfato, pois a audição e a visão deste animal deixam a desejar. É um animal de pêlos longos. A sua cor é geralmente cinza, com manchas brancas ou marrom-ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. Por vezes pode parecer esverdeada devido às algas que se desenvolvem na sua pelagem. 


Foto: wikipedia_Stefan Laube


A sua temperatura corporal é sempre muito próxima à do ambiente, sendo por isso considerados animais homeotérmicos imperfeitos. Apesar de lentas em terra, as preguiças são excelentes nadadoras. Na natureza as preguiças podem viver até 40 anos. 


Foto: wikipedia_Giovanni_Dall


Hábitos e Alimentação:
Passa a vida toda pendurada em árvores, descendo para o chão, em média uma vez por semana, apenas para fazer suas necessidades fisiológicas. Dorme 14 horas por dia, pendurada em galhos agarradas com as quatro patas e de costas para o chão. Vivem em pequenos grupos, embora tenha alguns hábitos solitários.É um animal nocturno alimentando-se durante a noite, de folhas, brotos, frutos e raízes de algumas espécies de árvores, como a ingazeira, a figueira, a embaúba, e a tararanga. A única água que as preguiças bebem é o orvalho presente nas folhas que elas ingerem.


Foto: wikipedia_Christian Mehlf


Reprodução:
As preguiças têm um filhote por gestação durando esta entre 120 a 180 dias. O filhote nasce medindo entre 20 e 25 cm e pesando entre 260 e 320 g. Durante nove meses, a fêmea carrega o filhote nas costas ou no ventre, até que ele esteja preparado para enfrentar a mata sozinho.


Foto: wallpapers.free


Status de Conservação:
Na natureza o seu principal predador é a onça-pintada. Devido ao seu habitat ser limitado à copa das árvores, e os seus hábitos alimentares serem especializados, a preguiça é muito afetada pela diminuição das florestas tropicais, podendo num futuro próximo, vir a ser uma espécie ameaçada.


Foto: wikipedia_Geoff Gallice


Fontes e Fotos : Wikipédia; http://www.bicharada.net/; http://www.significados.com.br/coruja/; http://www.infoescola.com/aves/coruja/; www.gdefon.com; wall.alphacoders.com; www.wallsave.com; www.american-bird.com; www.aktifmag.com; allgamewallpapers.com; outros net
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo