15/10/2017

Pavões - Aves exuberantes


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!




A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre, por isso é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, o nosso magnifico Planeta.

Hoje vamos conhecer melhor o: Pavão


Foto: 1ms.net


Nome Cientifico: Pavo Cristatus
Classe: Aves
Ordem: Galiformes
Família: Phasianidae

Dono de uma plumagem exuberante, multicolorida e de cores muito intensas, o pavão é uma ave ornamental linda.


Foto: Billings.wbu_photo Mona Doebler


A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão.


Foto:1ms.net


As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão.


Foto: Wikipedia_Trevarno


Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.


Foto: 1ms.net


Estas aves têm origem na Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), sendo que na Índia já foram considerados animais sagrados.


Foto: 1ms.net


O rei Salomão estimava essa ave tanto como o ouro e a prata. Alexandre, o Grande (300 A.C.) o introduziu na Grécia. Espalhou-se pelo Império Romano e, já no século XIV, era encontrado na França, Inglaterra e Alemanha.


Foto: Panoramio_Luci Lupu


Para voar, o pavão precisa correr uma determinada distância, sendo que seu vôo é muito desajeitado e ruidoso.


Foto: imgur.com


Identificação:
O pavão (Pavo cristatus) é uma ave de grande porte. Pode chegar a mais de 2 metros de comprimento (incluindo a cauda) e 80 cm de altura. Pesa aproximadamente 4 kg.

Os machos são maiores e mais vistosos que as fêmeas.


Foto: 1ms.net


 Hábitos:
Os pavões passam a noite no topo das árvores, e quando ameaçados, é para as árvores que eles fogem. Ao cair da noite, costumam gritar, sendo que na época do acasalamento, seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis.  


Foto:Net


São aves territorialistas, ou seja, não aceitam a presença de outros animais, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Nesse caso, o pavão macho que teve seu território invadido por outro macho, briguento por natureza, luta com o adversário até que o estranho saia de sua área. Quando perde, o pavão se retira do território que até então era seu, e sai em busca de outro território. Quando irritados, destroem arbustos e flores.


Foto:Net


Alimentação:
Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas.

Reprodução:
Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho teria um papel principal. O acasalamento dos pavões não passa despercebido a quem esteja pelos arredores de seu território. Isso ocorre por que durante a época do acasalamento, essas aves gritam durante o dia e a noite.

Cada macho acasala com várias fêmeas. O ritual do acasalamento é marcado principalmente pela forma como o macho corteja a fêmea. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque, enquanto cada fêmea começa a fazer seu ninho na parte mais alta do território. Consumado o fato, a fêmea põe entre 4 e 7 ovos, que são chocados por aproximadamente 28 dias.


Foto:Net


O pavão tornou-se símbolo de status, e é comumente visto nos relvados de mansões em todo o mundo.

Fontes e Fotos: Wikipédia; Portlasaofrancisco; www.infoescola.com; www.telegraph.co.uk; www.vibrationdata.com; Pixdaus; www.animalcorner.co.uk; www.nhptv.org; www.venezuelaonboard.com; www.vibrationdata.com; enciclopedia do Reino Animal; outros net


Foto: www.crazythemes_HD-Wallpaper


“A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos.” (Mahatma Gandi) .

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo