20/09/2018

Wilson's Bird-of-paradise – Uma ave de cores exuberantes


O Ave-do-paraíso-de-Wilson (Wilson's Bird-of-paradise), Cicinnurus Respublica, é uma lindissima ave de cores exuberantes.




Endêmica da Indonésia, encontra-se NAS colinas e florestas baixas das ilhas Waigeo e Batanta da Papua Ocidental.




Da família Paradisaeidae, é um passaro pequeno, que pode ter até 21 cm de comprimento. A sua dieta consiste principalmente de frutas e pequenos insetos.




O macho é vermelho e preto, com um manto amarelo no pescoço, boca verde claro, pés azuis e duas penas da cauda curvas violeta. A cabeça é azul, com padrão de cruz preta sobre ela.

No campo as penas azuis na coroa da cabeça da ave são tão nítidas que a ave é claramente visível à noite.



A fêmea tem uma cor mais discreta, sendo em tons de castanho mas também com o padrão de cruz sob o azul da cabeça, este em tons mais suaves.




O controverso nome científico da espécie foi dado por Charles Lucien Bonaparte, sobrinho de Napoleão e um idealista republicano, que descreveu o pássaro a partir de uma amostra muito danificada comprada pelo ornitólogo britânico Edward Wilson. Em 1863, o zoólogo alemão Heinrich Agathon Bernstein descobriu onde era o habit desta magnifica ave, Waigeo.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.arkive.org/wilsons-bird-of-paradise/cicinnurus-respublica/; outros.



“Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.” Victor Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo