24/09/2018

Lantanas





A Beleza Radiante das Lantanas



As flores das Lantanas têm a capacidade mágica de alegrar qualquer ambiente com suas cores vibrantes e fragrâncias envolventes, destacando-se pela sua exuberância e capacidade de florescer durante todo o ano. A sua flor tem como significado a aceitação dos outros pelo que são, com todos os defeitos e virtudes.





As Lantanas são nativas das regiões tropicais e subtropicais das Américas, incluindo América do Sul, América Central e Caribe. Elas pertencem à família Verbenaceae e compreendem mais de 150 espécies. Seu nome científico é Lantana camara, e seu nome comum varia de acordo com o local, podendo ser conhecida como cambará, espada-de-são-jorge, verbena-arbustiva, camará ou confete.






Tem um ciclo de vida perene, é uma espécie muito versátil incluindo plantas herbáceas e arbustos, podendo atingir até 2 m de altura. As inflorescências são compostas de numerosas flores agrupadas em hastes florais aromáticas e florescem quase todo o ano. Apresentam várias cores, com destaque para as cores vermelha, amarela, laranja e branca. Atraem agentes polinizadores como borboletas, pássaros e insetos. 





As Lantanas são valorizadas não apenas por sua beleza, mas também por suas múltiplas aplicações.

Decoração de Jardins: Com sua variedade de cores vibrantes, as Lantanas são uma excelente escolha para adicionar cores e atrair borboletas e pássaros ao seu jardim. Elas podem ser cultivadas em canteiros, bordaduras, maciços ou mesmo em vasos suspensos.

Cobertura do Solo: Devido à sua habilidade de se espalhar rapidamente, as Lantanas também são utilizadas como cobertura do solo em áreas onde se deseja evitar a erosão e controlar o crescimento de ervas daninhas. Seu hábito de crescimento rasteiro e ramificado faz com que elas formem um tapete denso e colorido, preenchendo espaços vazios e embelezando áreas ao redor de árvores e arbustos.

Arranjos Florais: As flores duradouras das Lantanas são frequentemente utilizadas em arranjos florais devido à sua longevidade e cores vibrantes. Elas podem ser combinadas com outras flores ou utilizadas sozinhas, criando arranjos encantadores e alegres.






Dicas de cultivo:

Solo e regas: solo fértil, arenoso e rico em matéria orgânica. As regas devem ser frequentes nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover.

Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas a pleno sol. Gosta de clima quente e húmido.


São conhecidas pela sua facilidade de cultivo e resistência, tornando-as uma escolha popular para jardineiros de todos os níveis de experiência.




É necessário ter em ATENÇÃO que as bagas da lantana são tóxicas.




Texto Explicativo: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.jardineiro.net; outros net.

Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo