18/01/2018

Bauhinia - Charme e Beleza


Foto: Pessoal


A Bauhinia, pertence ao género da família das leguminosas (Caesalpinioideae), que contem mais de 200 espécies, podendo ser árvores, arbustos ou trepadeiras.


Foto: Pessoal


As Bauhinias receberam este nome em honra dos irmãos Caspar e Jean Johannes Bauhin, botânicos suiços do século 16-17.


Foto: Pessoal

Foto: Wikipedia_Pinus

Muitas espécies são amplamente plantadas nos trópicos como as árvores de orquídeas, especialmente no norte da Índia, Vietnam e sudeste da China. Nos Estados Unidos da América, florescem no Havaí, costa da Califórnia, Texas, Louisiana e Flórida.


Foto: Pessoal

Foto: Wikipedia_J.M.Garg


Normalmente as árvores de Bauhinia podem atingir uma altura de 6-12 m e os seus ramos espalharam-se para fora entre 3-6 m. As folhas são lobadas geralmente de 10-15 cm de diâmetro.


Foto: Pessoal


As flores têm cerca de 7,5-12,5 cm de diâmetro, e dependendo da espécie as flores de Bauhin podem ser em tons de vermelho, rosa, roxo, laranja ou amarelo, e são muitas vezes perfumadas.


Foto: Pessoal


A árvore começa a florescer no final do inverno e muitas vezes continua a florescer em início do verão.


Foto: Pessoal


A Bauhinia blakeana ou como também é conhecida a árvore orquidea, bauhinia-de-hong-kong e pata-de-vaca, é endêmica e originária de Hong Kong, sendo simbolo da sua bandeira. É estéril (não produz semente), e é um híbrido entre Bauhinia variegata e Bauhinia purpúrea.


Foto: Pessoal

A Bauhinia forticata, é também chamada mororó, pata-de-vaca e pé-de-boi. É uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas.

A Bauhinia monandra é uma árvore anã e o nome da espécie 'monandra' refere-se ao facto de possuírem apenas um estame. Floresce no inverno e início da primavera. A floração é espetacular, a árvore fica coberta de flores que parecem orquídeas. As flores dão origem a vagens que amadurecem no outono.


Foto: Wikipedia_Thierry

O nome popular pata-de-vaca vem das suas folhas se assemelharem ao casco de uma vaca. As suas flores das Bauhinia são lindas e muito vistosas, sendo bastante utilizadas em paisagismo e arborização urbana, como parques, alamedas e jardins, zonas comerciais e residenciais.


Foto: Pessoal


Fontes explicativas e Fotos: Wikipedia; http://www.onlineplantguide.com/; www.fazendacitra.com.br/; http://www.cuidar.com.br/; davesgarden.com/; Fotos Pessoais


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo