As zínias são flores lindas, coloridas e exuberantes.
No mundo das flores elas significam "Leviandade", mas tem também significados distintos consoante a sua cor, assim, a zínnia amarela é lembrança, a zínnia branca representa a bondade e a zínnia vermelha a afeição.
São nativas do México mas a sua aérea de abrangência estende-se do sudoeste dos Estados Unidos à América do Sul, crescendo aqui de forma espontânea. São muito cultivadas em toda a Europa.
O seu nome foi herdado de Johan Gottfried Zinn um professor de medicina em Göttingen, na Alemanha, no século XVIII e que foi o grande responsável pela sua disseminação na Europa.
Pertencem à família Asteraceae e este género engloba cerca de 20 espécies. São notáveis pelas suas flores solitárias de longos caules, sendo a mais comum nos jardins, a Zinnia elegans.
A sua beleza aliada ao seu fácil cultivo, fez com que a fossem criados vários hibridos ao longo do tempo.
São plantas com caule erecto atingindo de 60 a 80 cm de altura. As suas folhas são opostas, variando de linear a oval . As flores são pequenas, em capítulos, compondo uma inflorescência solitária desenvolvida no final do pedúnculo.
As flores são muito vistosas, podendo ser simples ou dobradas. Apresentam cores muito variadas desde o amarelo, branco, rosa, vermelho, laranja, púrpura, lilás, creme, podendo as pétalas ser listadas e bicolores.
As flores das Zínnias são muito apreciadas pelas borboletas.
Crescem muito rápido e criam centenas de ramificações em cada galho, conferindo à planta um formato arredondado e com flores saindo para todos os lados.
Pode ser utilizada em canteiros, bordaduras, maciços, vasos, corte e para secagem das flores. Por se tratar de uma espécie anual, os canteiros de Zínnia precisam ser renovados por outra espécie, a cada seis ou oito meses.
Solo: O solo deve ser bem drenados e fértil.
Foto: masterofhort.com
Foto: www.droidforums.net
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.humwseeds.com; masterofhort.com; www.droidforums.net; gardenweb.com; www.photos-public-domain.com; outros net.
Foto: www.humwseeds.com
Regas: Regar regularmente, sem excesso em espaços de 2 a 3 dias, evitando molhar a folhagem e as flores.
Luz e Temperatura: Gosta de sol pleno. Prefere zonas com verões quentes, longos e secos, mas adapta-se bem a climas mais amenos. Não tolera geadas.
Multiplicação ou Propagação : por sementes.
Poda: Deve cortar-se as flores velhas para prolongar a floração. Para obter flores de maior tamanho, cortar os rebentos laterais para promover o crecimento da haste principal.
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.humwseeds.com; masterofhort.com; www.droidforums.net; gardenweb.com; www.photos-public-domain.com; outros net.
"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas." (Antoine de Saint-Exupéry)
Sem comentários:
Enviar um comentário
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe
Obrigado pela sua visita!