domingo, 14 de janeiro de 2018

Zínias


Foto: www.photos-public-domain.com


As zínias são flores lindas, coloridas e exuberantes.


Foto: www.casadasemente.net

Foto: ele-middleman.at.webry


No mundo das flores elas significam "Leviandade", mas tem também significados distintos consoante a sua cor, assim, a zínnia amarela é lembrança, a zínnia branca representa a bondade e a zínnia vermelha a afeição.


Foto: wikipedia_KorAn


São nativas do México mas a sua aérea de abrangência estende-se do sudoeste dos Estados Unidos à América do Sul, crescendo aqui de forma espontânea. São muito cultivadas em toda a Europa.


Foto: lambley.com.au

Foto: wikipedia_goku122


O seu nome foi herdado de Johan Gottfried Zinn um professor de medicina em Göttingen, na Alemanha, no século XVIII e que foi o grande responsável pela sua disseminação na Europa.


Foto:


Pertencem à família Asteraceae e este género engloba cerca de 20 espécies. São notáveis pelas suas flores solitárias de longos caules, sendo a mais comum nos jardins, a Zinnia elegans.


Foto: www.mundodeflores.com

Foto: wikipedia_Kenpei


A sua beleza aliada ao seu fácil cultivo, fez com que a fossem criados vários hibridos ao longo do tempo. 


Foto: wikipedia_AlvrsGaspar


São plantas com caule erecto atingindo de 60 a 80 cm de altura. As suas folhas são opostas, variando de linear a oval . As flores são pequenas, em capítulos, compondo uma inflorescência solitária desenvolvida no final do pedúnculo.


Foto: gardenweb.com


As flores são muito vistosas, podendo ser simples ou dobradas. Apresentam cores muito variadas desde o amarelo, branco, rosa, vermelho, laranja, púrpura, lilás, creme, podendo as pétalas ser listadas e bicolores.


Foto: store.loganzenner.com


As flores das Zínnias são muito apreciadas pelas borboletas.


Foto:wikipedia_Ezhuttukari


Crescem muito rápido e criam centenas de ramificações em cada galho, conferindo à planta um formato arredondado e com flores saindo para todos os lados. 


Foto: wikipedia_robin_halle


Pode ser utilizada em canteiros, bordaduras, maciços, vasos, corte e para secagem das flores. Por se tratar de uma espécie anual, os canteiros de Zínnia precisam ser renovados por outra espécie, a cada seis ou oito meses.


Foto: Wikipedia


Solo: O solo deve ser bem drenados e fértil.

Regas: Regar regularmente, sem excesso em espaços de 2 a 3 dias, evitando molhar a folhagem e as flores.


Foto: masterofhort.com


Luz e Temperatura: Gosta de sol pleno. Prefere zonas com verões quentes, longos e secos, mas adapta-se bem a climas mais amenos. Não tolera geadas.

Multiplicação ou Propagação : por sementes.


Foto: www.droidforums.net


Poda: Deve cortar-se as flores velhas para prolongar a floração. Para obter flores de maior tamanho, cortar os rebentos laterais para promover o crecimento da haste principal.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.humwseeds.com; masterofhort.com; www.droidforums.net; gardenweb.com; www.photos-public-domain.com; outros net.


Foto: www.humwseeds.com


"Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas." (Antoine de Saint-Exupéry)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo