29/06/2018

Papagaio-da-nova-zelândia - Kea





Hoje vou falar de:

Papagaio-da-nova-zelândia

Ordem: Psittaciformes
Família: Strigopidae


É endémico da Nova Zelância, mede, em média, 48 cm de comprimento e apresenta uma plumagem verde-oliva e tem um bico muito resistente: diz-se que ele é capaz de despedaçar uma chapa de ferro fundido.


Foto: heiwx.com


Como todos os seus parentes, sente-se melhor nas árvores do que no chão e voa bem.


Foto: wallup.net


Alimenta-se principalmente de brotos e folhas tenras e, na primavera, lambe o néctar das flores. Come também os insetos e larvas que encontram no chão e é necrófago, isto é, alimenta-se de carcaça de animais (carneiros).


Foto:ww.birds-wallpapers.com


Ele vive em pequenos bandos e passa o verão nas montanhas. Se o inverno não for muito rigoroso, ele ficará aí o ano todo: é o único papagaio do mundo que pode viver na neve.


Foto: feelgrafix.com


É um animal brincalhão e cheio de curiosidade. O desejo notável do kea de explorar e manipular faz com que este pássaro seja uma praga para os residentes e uma atração para os turistas. Chamado "o palhaço das montanhas", investigará mochilas, botas, esquis, snowboards, e mesmo carros (o mais geralmente as áreas de borracha por exemplo frames de janela), causando frequentemente o dano ou voando fora com artigos menores.


Foto: www.hickerphoto.com


O período reprodutivo principal deles dura de Julho a Janeiro. Eles aninham em covas debaixo de pedras ou entre raízes de árvore. São postos de dois a quatro ovos, que são incubados durante três a quatro semanas. Estes papagaios são altamente sociais, vivem em grupos de família até que eles alcançam a maturidade sexual. Os Machos são sexualmente maduros depois de quatro ou cinco anos, enquanto fêmeas podem se tornar sexualmente maduras já com três anos de idade. O sistema de acasalamento é polígamo. Machos lutam para dominar e a hierarquia é rígida.


Foto: heiwx.com


Texto explicativo: wikipedia
Fotos: Wallpaperxyz.com, heiwx.com, www.birds-wallpapers.com; wallup.net; feelgrafix.com; www.hickerphoto.com
Ler o post completo

28/06/2018

Grevillea robusta




Grevílea-robusta (Grevillea robusta) é uma árvore nativa da costa leste da Austrália.



Da familia Proteaceae, é a maior planta do gênero Grevillea.




É uma árvore de folha perene e de crescimento rápido. Pode atingir entre 18 a 35 m de altura.




Tem folhas delicadamente denteadas e bipinuladas, semelhantes à folhagem dos fetos. O seu tamanho situa-se geralmente entre 15–30 cm de comprimento e a sua cor é verde escuro no lado superior e verde-acinzentado no inferior.





As suas flores são cor laranja forte.




Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

Ler o post completo

27/06/2018

Buquê de noiva - Spirea cantoniensis




Spirea cantoniensis ( nome científico ), é conhecido pelos nomes comuns de Buquê de noiva ou Grinalda-de-noiva.




Da família Rosaceae é um arbusto muito ramificado, com longos ramos curvados.






As suas flores assemelham-se a pequenas rosas, sendo de cor branca e formando buquês.





É originária da China, Ásia e Japão.




Deve ser cultivada a pleno sol, em terreno bem drenado e com regas regulares. Fica linda quando plantada isoladamente, mas também pode ser utilizada para formar cercas.






Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

Ler o post completo

Falcão-gerifalte (gyrfalcon)





Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o:

falcão-gerifalte


Fotos: hd-desktop-wallpaper


O falcão-gerifalte (Falco rusticolus), é um dos maiores falcões do mundo. Tem mais de 60 cm de altura e aproximadamente 1,6 kg de peso. A sua plumagem varia entre o branco e o acinzentado.


Fotos: hdimagesnwall.com

Fotos: kipedia_Author_afur Larsen


Vive na tundra e nas montanhas desde a América do Norte até à Sibéria. Ataca aves como galos-selvagens apanhando-os de surpresa. A cor de suas penas varia de cinzento a branco e os exemplares adultos mais belos são os que possuem pequenos pontos castanhos na cauda e asas, semelhantes a letras. Estes falcões chamam-se "letrados". Nos filhotes a penugem é marrom. 


Fotos: eskipaper.com

Fotos: wallpapers-www.walldevil.com

Na Idade Média, o falcão-gerifalte era considerado uma ave real devido à sua raridade e às dificuldades envolvidas em obtê-lo, assim como à pureza das suas cores. Apenas muito raramente um homem de classe menor era visto portando tal animal. Os falcões-gerifalte eram aprisionados na Islândia e na Gronelândia e oferecidos pelos monarcas do norte aos reis do sul da Europa.


Fotos: imagesnwall.com


Como exemplo do valor dos gerifaltes da Gronelândia, uma dúzia dessas aves foi suficiente para pagar o resgate do filho do duque de Borgonha em 1396, após este ter sido capturado pelos sarracenos.


Fotos: hdimagesnwall.com

Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: wikipedia, hd-desktop-wallpaper, hdimagesnwall.com, imagesnwall.com, wallpapers-www.walldevil.com, eskipaper.com, hd-desktop-wallpaper

Ler o post completo

26/06/2018

Flores - Presentes da Natureza




Do meu passeio de ontem ficam Amores-Perfeitos e Margaridas, presentes da natureza para alegrar o olhar de todos nós.






A felicidade está nas pequenas Grandes coisas do nosso dia-a-dia. Ontem bastou olhar, apreciar e capturar estes "olhares", para me deixar feliz.
Ler o post completo

25/06/2018

O supercolorido Camarão louva-a-deus (Odontodactylus scyllarus)




Escondido no fundo do oceano, encontra-se este lindo crustáceo de cor de arco-íris que apesar do que o seu nome diz, não é nem camarão nem é claro um louva-a-deus, mas sim uma das maiores lagostas do genero Odontodactylus. 


Autor: Wikipedia: Silke Baron

Autor: https://kids.nationalgeographic.com


Sendo um dos mais interessantes crustáceos, são conhecidos também por Camarões Mantis (Mantis Shripns), Camarão Mantis Pavão, Camarão Mantis Palhaço, Camarão Mantis Harlequim, tamarutaca e lagosta-boxeadora.


Autor: Wikipedia: Jens Petersen

Autor: Wikipedia: Roy Caldwell


Nome Científico: Odontodactylus scyllarus
Ordem: Stomatopoda
Genero: Odontodactylus



Habitam principalmente nas partes rasas dos oceanos indiano e Pacífico. Dependo do local onde se encontram e da luminosidade, a coloração da sua carapaça pode ser em tons de laranja, verde, vermelho e azul. 


Autor: http://hqdesktop.net


Odontodactylus scyllarus vive a profundidades de 10 a 40 metros, em tocas que constrói nos fundos dos corais de recifes, ou através de buracos deixados por outros animais nas rochas. 


Autor: Wikipedia: Alexander Vasenin


Alimenta-se de caranguejos, moluscos e outros crustáceos. Fica escondido à espera que alguma presa passe, quando isso acontece, mais rápido do que um piscar de olhos, saí uma das suas garras dianteiras, desferindo um dos mais rápidos e violentos golpes do reino animal, o seu soco foi registrado com uma velocidade de 80 km/h e aceleração similar a uma arma de calibre 22. Essa força esmagadora é a responsável pelo seu título de "lagosta-boxeadora" e é capaz de facilmente quebrar a carapaça de um caranguejo, as conchas duras e calcificadas de gastrópodes ou até mesmo quebrar o vidro reforçado de um aquário. 


Autor: Wikipedia: Alexander Vasenin


Outra característica para além de seu forte golpe, são os seus olhos, que são dos mais complexos do reino animal. Sobressaem da cabeça e movem-se de forma independente, podendo ver em duas direções diferentes ao mesmo tempo, conseguindo também detectar cores que os humanos não conseguem ver.


Autor: http://ocean.nationalgeographic.com_Glen Weierbach


Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; https://www.nationalgeographic.com; http://hqdesktop.net; https://kids.nationalgeographic.com

Ler o post completo

19/06/2018

Narcisos Brancos




Os narcisos têm flores lindas e exuberantes, já anteriormente falei deles, hoje vou mostrar uns brancos encantadores que encontrei. 




O seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso.São originários do Mediterrâneo e partes da Ásia central e a China, mas existem muitos cultivares ornamentais espalhados pelo mundo.



 


Pertencem à família Adoxaceae e são também conhecidos pelos nomes comuns de folhado, Laurotino, Milfolhado ou folhado-comum. As folhas do Narciso saíem diretamente do bulbo da planta e despontam normalmente no inicio da primavera.



Cresce entre 20 e 40 centímetros de altura. A cor das suas flores variam geralmente entre o amarelo e o branco. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

 


O seu cultivo não requer cuidados especiais. Adapta-se bem a qualquer tipo de solo desde que este seja bem drenado. A luminosidade ideal é a indireta bem abundante, no entanto, pode aceitar tanto a penumbra como o sol direto. As regas devem ser moderadas.




Texto explicativo: wikipedia
Fotos:Pessoais
Ler o post completo
Topo