25/06/2018

O supercolorido Camarão louva-a-deus (Odontodactylus scyllarus)




Escondido no fundo do oceano, encontra-se este lindo crustáceo de cor de arco-íris que apesar do que o seu nome diz, não é nem camarão nem é claro um louva-a-deus, mas sim uma das maiores lagostas do genero Odontodactylus. 


Autor: Wikipedia: Silke Baron

Autor: https://kids.nationalgeographic.com


Sendo um dos mais interessantes crustáceos, são conhecidos também por Camarões Mantis (Mantis Shripns), Camarão Mantis Pavão, Camarão Mantis Palhaço, Camarão Mantis Harlequim, tamarutaca e lagosta-boxeadora.


Autor: Wikipedia: Jens Petersen

Autor: Wikipedia: Roy Caldwell


Nome Científico: Odontodactylus scyllarus
Ordem: Stomatopoda
Genero: Odontodactylus



Habitam principalmente nas partes rasas dos oceanos indiano e Pacífico. Dependo do local onde se encontram e da luminosidade, a coloração da sua carapaça pode ser em tons de laranja, verde, vermelho e azul. 


Autor: http://hqdesktop.net


Odontodactylus scyllarus vive a profundidades de 10 a 40 metros, em tocas que constrói nos fundos dos corais de recifes, ou através de buracos deixados por outros animais nas rochas. 


Autor: Wikipedia: Alexander Vasenin


Alimenta-se de caranguejos, moluscos e outros crustáceos. Fica escondido à espera que alguma presa passe, quando isso acontece, mais rápido do que um piscar de olhos, saí uma das suas garras dianteiras, desferindo um dos mais rápidos e violentos golpes do reino animal, o seu soco foi registrado com uma velocidade de 80 km/h e aceleração similar a uma arma de calibre 22. Essa força esmagadora é a responsável pelo seu título de "lagosta-boxeadora" e é capaz de facilmente quebrar a carapaça de um caranguejo, as conchas duras e calcificadas de gastrópodes ou até mesmo quebrar o vidro reforçado de um aquário. 


Autor: Wikipedia: Alexander Vasenin


Outra característica para além de seu forte golpe, são os seus olhos, que são dos mais complexos do reino animal. Sobressaem da cabeça e movem-se de forma independente, podendo ver em duas direções diferentes ao mesmo tempo, conseguindo também detectar cores que os humanos não conseguem ver.


Autor: http://ocean.nationalgeographic.com_Glen Weierbach


Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; https://www.nationalgeographic.com; http://hqdesktop.net; https://kids.nationalgeographic.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo