10/06/2018

🌷 Soagem - Flores Silvestres




Soagem - Echium plantagineum L.





Na primavera elas cobrem os campos dando-lhes um lindo tom de azul.





É uma espécie de planta com flor pertencente à família Boraginaceae, tem como o nome científico de Echium plantagineum L. e são geralmente conhecidas pelos nomes comuns de Soagem, Lingua-de-vaca e Chupa-mel.




Esta espécie de Echium é nativa da Europa ocidental e do sul (do sul da Inglaterra para o sul para Iberia e do leste para a Criméia), norte da África e sudoeste da Ásia (leste a Geórgia) . Também foi introduzida na Austrália, África do Sul e Estados Unidos, onde é uma erva invasora.




Nascem em todos os tipos de solos quer sejam terrenos cultivados ou incultos. É uma erva bienal ou perene, com uni ou vários caules, podendo ser simples ou pouco ramificada. Crescem entre 20-60 cm de altura, têm áspero e peludo, folhas lanceoladas com até 14 cm de comprimento. As flores são azul-violeta, 15-20 mm de comprimento.





Devido a uma alta concentração de alcalóides pirrolizidínicos, é venenosa para a alimentação de gado, especialmente para aqueles com um sistema digestivo simples, tal como os cavalos.




Texto explicativo: wikipedia
Fotos:Pessoais



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo