08/06/2018

Loendros




As flores do loendro são lindas e vistosas






O loendro é originário do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. Pertencem à família Apocynaceae uma família botânica da ordem Gentianales que inclui cerca de 5 000 espécies, classificadas em 450 géneros.




O seu nome científico é Nerium oleander. É conhecido popularmente como oleandro, loandro, aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé.




São arbustos que podem atingir mais de 3 metros de altura. Podem nascer espontaneamente, principalmente junto a zonas com água, ou ser cultivados como plantas ornamentais.




As suas flores podem ter pétalas simples ou dobradas e podem ser de cor branca, rosa, vermelho, escarlate, salmão, amarelo e alaranjado.




O loendro é muito utilizado no paisagismo, podendo ser utilizado em maciços, vasos ou sebes. Podemos apreciá-los muitas vezes ao longo dos auto-estradas.





Solo: Não é muito exigente com os solos, mas desenvolve-se melhor em terreno bem drenáveis e rico em matéria orgânica.

Luz e temperatura: Devem ser cultivadas a pleno sol. É muito resistente quer ao calor, quer ao frio.






A ter em ATENÇÃO: Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg.






Texto explicativo: Wikipedia;
Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo