16/06/2018

Incríveis Anfíbios coloridos




Hoje vamos divagar o olhar, por alguns dos anfíbios mais coloridos que existem. Todos os que pertencem à família Dendrobatidae têm a particularidade de produzirem toxinas potentes que se encontram na sua pele. Algumas tribos indígenas da América do Sul, utilizam estas toxinas, colocando na ponta das setas utilizadas em caçadas, daí o nome em inglês poison dart frogs. A espécie com a toxina mais venenosa é a Phyllobates terribilis.

São pequeninos, coloridos mas alguns altamente venenosos.


Foto: wall.alphacoders.com


Blue poisson arrow frog
Este anfibio também conhecido por Dendrobates tinctorius "azureus", ou sapo-boi-azul pode ser encontrado na região de Sipaliwini, no Suriname. Possui uma pele de cor azul metálica, com manchas negras. As cores chamativas advertem os possíveis predadores de que a espécie (da familia Dendrobatidae) contém um potente veneno neurotóxico na pele.


Foto: ibc9.net


Mantella Baroni
É endemico de Madagascar. É uma espécie da família Mantellidae. Os seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais húmidas. É uma espécie altamente tóxica.


Foto: www.uhdwallpapers.org_Photographer: Frank Vassen


Red-Eyed Tree Frog (Agalychis callidryas)
Esta rã é nativa das florestas tropicais da América Central, desde o sul do México até o norte da Colombia, e costumam viver próximas a rios e lagos. Pertence à família Hylidae, não é venenosa.


Foto: Wallpapersxl


Red-backed Poison Frog (Ranitomeya reticulata)
É nativo da floresta amazónica no Peru e Equador. Pertence à família Dendrobatidae. É uma espécie insetívora arborícola, e contém veneno capaz de causar ferimentos graves nos seres humanos, e até a morte em animais, como galinhas.


Foto: reptiles.wikia.com


Ranitomeya amazonica
Da família Dendrobatidae, existe no Peru, na região de Loreto, Colombia, Brasil, no estado do Amazonas, Amapá e Pará e na Guiana. Está ameaçada por perda de habitat.


Foto: www.dendrobase.de_Photographer: Thomas Ostrowski


Phyllobates terribilis
Este anfíbio pertence à família Dendrobatidae e é endémico da Colombia. Em relação ao peso e ao tamanho, este é o animal consagrado como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta, com veneno suficiente para matar várias pessoas. Mais de 100 toxinas foram identificadas neste sapo. O veneno em destaque é a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos.


Foto: www.dendrobase.de_Photographer: Stephan Schneppering


Phantasmal poison dart frog (Epipedobates tricolor)
Pertencente à família Dendrobatidae, é endémico do Equador existindo apenas em alguns locais na natureza. Está considera como uma espécie ameaçada.


Foto: lbc9.net


Harlequin Poison Dart Frog
Da família Dendrobatidae, como tal venenosa, é endémica da região de El Chocó no oeste da Colombia. Esta espécie tem uma grande variedade de formas de cores, podendo diferir de um vale para o outro. A cor base pode ser laranja, azul, amarelo, vermelho ou branco. É a maior da espécie Oophaga, crescendo até 3,75 cm de comprimento.


Foto: wall.alphacoders.com

Foto: www.dendrobase.de_Photographer: Gert Benaets

Foto: wall.alphacoders.com


Excidobates captivus
É uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. É endémico do noroeste do Peru e sul do Equador. O seu habitat natural são as florestas tropicais de planície húmida. Excidobates captivus é uma das espécie mais pequenas de sapos do venenosos.


Foto: www.dendrobase.de_Photographer: woulter_olthof


Strawberry poison frog
Strawberry poison frog ou Oophaga pumilio é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. É popularmente denominada por rã-morango. Pode ser encontrada na Nicarágua, Costa Rica e Panamá. É bastante conhecido por ter uma grande variadade de cores, compreendendo entre 15 a 30 formas de cores diferentes. 


"Blue jeans"
Foto: www.uhdwallpapers.org


Red-banded poison frog (Oophaga lehmanni)
Endémica da uma pequena parte do oeste da Colombia, pertence à família Dendrobatidae. Os seus habitats naturais são as florestas tropicais submontanas. Está ameaçado pela perda de habitat.


Foto: pixdaus.com_Thomas Marent


Golden mantella (Mantella aurantiaca)
É endémica de Madagáscar e pertence à família Mantellidae. A Golden mantella, é uma das espécies de anfíbios, mais ameaçados de Madagascar devido à ter uma distribuição muito restrita em pântanos de grande altitude de Madagascar leste-central. Está listada como 'Criticamente em Perigo' na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas. 


Foto: www.uhdwallpapers.org


Marañón poison frog (Excidobates mysteriosus)
Este anfibio da familia Dendrobatidae, é endêmico da região de Cajamarca no Peru. Pode ser encontrado entre os 900 e os 1100 metros acima do nível do mar na Cordilheira do Condor.


Foto: www.reptarium.cz_Photographer: Jiří Hošek


Oophaga Sylvatica "El Pangan"
Pertence à familia Dendrobatidae e é endêmico do Departamento Nariño na Colombia.


Foto: http://www.dartfrog.tk_Photographer: Simon Bomholt


"A natureza não faz milagres; faz revelações." (Carlos Drummond de Andrade)



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo