09/11/2017

Jasmim-manga - Plumeria Rubra


O Jasmim-manga (Plumeria rubra - nome científico) também conhecida por Árvore-pagode, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena ou Frangipane, é uma árvore exótica, encantadora, com lindíssimas flores perfumadas.




Originalmente nativa do México, América Central, Colômbia e Venezuela, tem sido amplamente cultivada em climas subtropicais e tropicais do mundo inteiro.




O jasmim-manga é uma árvore que pode atingir um porte entre 4 m e 8 m. É frequentememte utilizada por paisagistas pois permite um magnífico efeito ornamental. Os seus caules são grossos e lisos, de cor cinzenta ou bronzeada e formato escultural. Os caules e ramos apresentam uma seiva leitosa que é tóxica. Pode ser utilizada isolada ou em grupos.




As folhas são grandes, largas e brilhantes, nascem nas extremidades dos ramos e caem entre o Outono e o inverno. As suas flores formam grandes inflorescências terminais, e são de cor rosa ou vermelha, havendo variantes brancas e amareladas. As suas flores exalam um odor suave, semelhante ao das flores de jasmim.



Condições de cultivo:

Solo: solos arenosos, férteis, bem drenados, não tolera solos encharcados.



Regas: : Regar bem no plantio e nos próximos dias.

Luz e Clima: Requer plena exposição ao sol e não tolera frio nem geadas.



Reprodução/ Propagação : Por estacas.

Floração:: A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera.



Curiosidades: As flores são utilizadas para a confecção de colares havainos, conhecidos como leis.

Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; http://www.botany.hawaii.edu/; outros



"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo