sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Hortênsias


Hortênsia uma flor espectacular que  representa o "Capricho".

Foto: Pessoal

Hortênsias


São originárias do Oriente, mais especificamente do Japão e da China, sendo por isso também designada como Rosa-do-Japão.


Foto: Pessoal

O responsável pela introdução desta planta na Europa, foi o botânico Philibert Commerson em 1771, que a batizou de hortense em homenagem a Hortense Lepante, que era mulher de um grande amigo seu.


Foto Net

Existem várias espécies de hortênsias. São plantas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea. A Hydrangea macrophylla é a espécie mais conhecida.


Foto: Pessoal

É um arbusto semi-lenhoso, que pode atingir entre 1,0 a 2,5 m de altura e que produz inflorescências em forma de buquês, compostas de muitas flores, numa profusão de cores como vermelho, rosa, lilás, azul, roxo e branco.


Foto: Net

A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo, uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas. Solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.


Foto: Net

As suas folhas são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, duras e com bordas dentadas. No Outono as folhas caem.


  Foto: Pessoal


As hortênsias prestam-se a diversas utilizações na decoração dos jardins. Pode ser plantada em vasos, ou directamente no solo, isolada ou em grupos formando uma cerca.

Foto: Pessoal

Também podem ser cultivadas como plantas de interior, para tal é necessário ter atenção em relação à água e à humidade que as cerca. Após o período de florescimento é aconselhável que seja plantada em jardins.


 Foto: Pessoal


Esta planta deve ser cultivada com cuidado, pois como possuí o princípio activo denominado "glicosídeo cianogênico", denominado hidrangina o que as torna venenosas, podendo provocar sérios problemas de saúde, principalmente em crianças.


 Foto: Pessoal


Dicas de Cultivo:

Solo: solos húmidos e bem adubados e ricos em matéria orgânica.


Foto: Pessoal

Regas: As regas devem ser frequentes. Nos meses quentes 2 a 3 vezes por dia, 1 vez por semana nos meses frios. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo.


 Foto: Pessoal


Luz: Deve ser cultivada à meia sombra, com luz solar indireta mas em boa quantidade, onde o clima é mais seco, e sob sol pleno em climas frios, onde há mais humidade no ar. O ideal será um local onde apanhe sol de manhã e sombra à tarde.

Clima: A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos gostando do frio.


 Foto: Pessoal


Propagação: Multiplica-se por estacas, retiradas de ramos saudáveis.

Floração: A floração ocorre na Primavera e Verão.


Foto: Net

Podas: A poda é anual, deverá ser feita quando acabar a floração, para que no ano seguinte tenha uma floração mais intensa. Caso seja cultivada em local de inverno rigoroso a poda deve ser deixada para finais do inverno.


 Foto: Pessoal


Devido à beleza destas flores são muito utilizadas para decoração de arranjos florais.


 Foto: Pessoal

Fontes e Fotos: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; “jardimdeflores”;"Informativoverde"; “portalmundodasflores”
Fotos net e Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo